P.O. BOX 116 / CP 2874 - 908
MONTIJO - PORTUGAL

Entrada
Origem - História
Percurso da CB
Certificado de Registo
Rádios homologados
Material Disponivel

Dicas sobre :

Rádios
Serviço Rádio CB
Antenas
Fontes de alimentação
Cabo coaxial
Considerações finais

Abreviaturas Cebeístas
Códigos "Q" "RST" e "N.º"
Códigos "10"

Guia Prático :

Características Emissores-Receptores CB
Potência de emissão
Tipos de modulação
Instrumentos de regulação
Os acessórios
Como instalar um rádio CB em móvel

Canais e Frequências
Canais gerais
Biografia do Operador
Linguagem da CB - Termos

Esquemas :

Acoplador de antena
Micro com ganho
Roger beep
Antena > Quadra cúbica
Antena > Passo em frente

Canais Específicos
Legislação DL 47/2000
Legislação GERAL

Normas sobre DX :

Nota breve
Cartilha DX´ista
Software para saber propagação
Alfabeto fonético
Código Morse
Cuidados indispensáveis
QSL´s

Avarias mais comuns
O Tráfego CB - Cartilha
A História de uma QSL
Oração do Cebeísta
Publicações úteis - I
Publicações úteis - II

Contacto

Click for Montijo, Portugal Forecast
CIDADE - MONTIJO
 
ESQUEMAS

ANTENA QUADRA CÚBICA

MONTAGEM

  • Como vocês podem ver não é complicada , requer apenas muito capricho na sua confecção , o fio usado em sua montagem é 14 rígido , podendo ser encapado , logicamente que no ponto de união do director e no isolador onde deverá ser ligado o cabo coaxial , deve ser desencapado e soldado.

  • Para montar os quadros poderão ser usados conexões tipo cruzeta de PVC , note que as hastes que sustentam o fio têm 3 diâmetros (telescópica que é para dar mais resistência ao quadro , o primeiro seguimento (o de maior diâmetro) pode ser de material metálico , já o segundo e o terceiro não .

  • O isolador pode ser de plástico duro , acrílico , celeron ou outro material de boa isolação , na falta use um pedaço de cano de PVC .

  • Faça 2 furos distanciados em 1 polegada (2,5 cms).

  • Agora vem o pulo do gato , a quadra não tem 50 Ohms de impedância , então como faremos para que ela case com o nosso equipamento ? É fácil , na falta de um balun faça o seguinte : coloque 1/4 de onda (2,62 mts) de cabo de 75 Ohms estes usados em antenas colectivas , solde na antena e complete com cabo de 50 Ohms .

CONSELHOS :

  • Respeite as medidas mostradas no diagrama , faça a parte mecânica bem resistente tendo em vista que este tipo de antena oferece muita resitência ao vento , então capriche , se ela for mal construida irá cair com toda certeza.

  • Uma outra informação , esta antena como tem em cada quadro 2 elementos na posição vertical e 2 na posição horizontal , você terá a recepção optimizada nestas duas polarizações , mas a emissão se fará mais eficiente na horizontal , tendo em vista ser ela altamente directiva.

Abaixo está o diagrama :


QUADRA CÚBICA