P.O. BOX 116 / CP 2874 - 908
MONTIJO - PORTUGAL

Entrada
Origem - História
Percurso da CB
Certificado de Registo
Rádios homologados
Material Disponivel

Dicas sobre :

Rádios
Serviço Rádio CB
Antenas
Fontes de alimentação
Cabo coaxial
Considerações finais

Abreviaturas Cebeístas
Códigos "Q" "RST" e "N.º"
Códigos "10"

Guia Prático :

Características Emissores-Receptores CB
Potência de emissão
Tipos de modulação
Instrumentos de regulação
Os acessórios
Como instalar um rádio CB em móvel

Canais e Frequências
Canais gerais
Biografia do Operador
Linguagem da CB - Termos

Esquemas :

Acoplador de antena
Micro com ganho
Roger beep
Antena > Quadra cúbica
Antena > Passo em frente

Canais Específicos
Legislação DL 47/2000
Legislação GERAL

Normas sobre DX :

Nota breve
Cartilha DX´ista
Software para saber propagação
Alfabeto fonético
Código Morse
Cuidados indispensáveis
QSL´s

Avarias mais comuns
O Tráfego CB - Cartilha
A História de uma QSL
Oração do Cebeísta
Publicações úteis - I
Publicações úteis - II

Contacto

Click for Montijo, Portugal Forecast
CIDADE - MONTIJO
 
ESQUEMAS

ACOPLADOR DE ANTENA

Eis aqui um simples e prático acoplador de antena para a faixa dos 11 metros que poderá ser construido fácilmente e com material de sucata.

  • O circuito é o tradicional "PI " , utilizando sómente 2 capacitores variáveis , uma bobina e 2 conectores para antena ( Coaxial ).

  • Os únicos componentes difíceis de encontrar sào os variáveis , no comércio já não existem mais , mas pode-se achar em rádios antigos , principalmente os valvulados , deve-se usar apenas uma das secções de cada um .

  • Deve-se ter o cuidado de desactivar o trimer da parte a ser usada.

  • A caixa deve ser metálica , podendo evite colocar a tampa superior de elemento metálico use plástico , acrílico ou outro material para evitar a formação de capacitância interna.

  • A bobina não é critica , o número de espiras assim como o espaçamento entre elas pode variar para mais ou menos do especificado no esquema até se conseguir um funcionamento perfeito , o diâmetro interno deve ser de 1 polegada .

  • As ligações de entrada e saida devem ser as mais curtas possível , o chicote para se ligar ao transceptor deve ter 45,5 cms de comprimento.




Abaixo está o diagrama :