P.O. BOX 116 / CP 2874 - 908
MONTIJO - PORTUGAL

Entrada
Origem - História
Percurso da CB
Certificado de Registo
Rádios homologados
Material Disponivel

Dicas sobre :

Rádios
Serviço Rádio CB
Antenas
Fontes de alimentação
Cabo coaxial
Considerações finais

Abreviaturas Cebeístas
Códigos "Q" "RST" e "N.º"
Códigos "10"

Guia Prático :

Características Emissores-Receptores CB
Potência de emissão
Tipos de modulação
Instrumentos de regulação
Os acessórios
Como instalar um rádio CB em móvel

Canais e Frequências
Canais gerais
Biografia do Operador
Linguagem da CB - Termos

Esquemas :

Acoplador de antena
Micro com ganho
Roger beep
Antena > Quadra cúbica
Antena > Passo em frente

Canais Específicos
Legislação DL 47/2000
Legislação GERAL

Normas sobre DX :

Nota breve
Cartilha DX´ista
Software para saber propagação
Alfabeto fonético
Código Morse
Cuidados indispensáveis
QSL´s

Avarias mais comuns
O Tráfego CB - Cartilha
A História de uma QSL
Oração do Cebeísta
Publicações úteis - I
Publicações úteis - II

Contacto

Click for Montijo, Portugal Forecast
CIDADE - MONTIJO
 
NORMAS SOBRE DX

Nota breve :

  • Eu tenho a impressão que todo e qualquer indivíduo que já anda na Banda do Cidadão há muitos anos, tem uma certa obrigação, pelo menos moral, de transmitir aos recém chegados, e não só, aquilo que aprendeu à sua própria custa, quer dizer que não se pode alhear dos problemas que acontecem aos principiantes.

  • O principiante quando começa não sabe o que está a fazer,aconteceu comigo também, mas apercebi-me que realmente teria de ir aprendendo e nós, " veteranos " , moralmente temos obrigação de indicar aos que começam e têm vontade de progredir a maneira como se deve fazer isso, ou através da frequência ou através de outras formas, como esta aqui na Internet, chamar a atenção das pessoas de como se deve fazer, de facto, DX.

  • Há muitas pessoas que quando começam, ainda não sabem sequer se estão vocacionadas para operar na Banda do Cidadão e, querem logo iniciar-se logo pelo DX. Isto é um tremendo erro.

    Se um indivíduo quer fazer DX, a primeira coisa que tem de saber é o que o que o DX representa, eles não sabem o que é sequer uma estação de DX.

    Pois não é só no radioamadorismo que elas existem, também em CB já se vai fazendo um pouco disso.

  • A função do rádio CB, é o prosseguimento das técnicas e transmissão. Portanto, sugere aos indivíduos que agora começam que não façam chamadas gerais indiscriminadamente mas que se socorram de um colega mais experiente que lhes ensine a técnica de todos os procedimentos a executar com vista a irem fazendo os países de que necessitam deitando de parte todos os QSO'S que não tenham interesse para a confirmação do cartão de QSL.

    No entanto isto tem de ser feito com alguma " diplomacia ", pois é importante não esquecer que do outro lado do rádio poderá estar um colega nosso que ainda não tenha " trabalhado " Portugal, entendem isso concerteza ?! Mas será assim ?

    Eu sugiro que a pessoa que se queira dedicar ao DX se assuma como tal, e a partir daí, uma vez que fez a sua opção, mas então eu não sugiro que ele procure as pessoas que fazem DX, eu sugiro exactamente o contrário que as pessoas que sabem fazer DX que expliquem às outras como se faz.

  • O DX tem, por vezes, uma grande virtude, é que para se conseguir atingir determinados países em certos sítios, têm que estar forçosamente ligados à técnica.

    Se não se estiver preparados técnicamente nunca se vai atingir o WORLD ALL, ultrapassando determinadas dificuldades que o DX implica, tem que saber falar algumas línguas, o alfabeto fonético só não chega, e tem que se aperfeiçoar nesse sentido.

    Também importante é saber se a propagação está boa, a que horas e para que países e zonas dos mesmos.

    Eu consegui, um pouco disso tudo à custa do passar dos anos, eu andei no DX algum tempo e... consegue-se.

Propagação :

Banda dos 11 metros ( 26.965 e os 27.405 MHz )

São três os factores determinantes que possibilitam as comunicações :

» A hora do dia
» A estação do ano
» A actividade solar

  • A camada da atmosfera responsável pela condução das ondas de rádio, é a ionosfera, portanto o principal factor influente na possibilidade do contacto nessas frequências é a actividade solar.
    Geralmente durante a intensa actividade solar conseguimos contactar estações de CB dos mais variados locais de Portugal, mas ao cair da noite é possível os contactos mais diversos para determinados países .

  • Esta propagação "afecta" aos 11 metros, permanece sempre aberta e são as que mais são afectadas pelos ciclos de manchas solares que ocorrem a cada 11 anos, que é determinado pela quantidade de manchas solares que ocorrem na superfície do sol.
    Trata-se de um processo de libertação de energia magnética que causa grandes distúrbios na ionosfera de nosso planeta, assim, causando distúrbios na propagação, com certa regularidade.
    Como podemos observar, na realidade é o Sol que determina quem podemos contactar, em que frequência, em que hora do dia ou da noite, em que estação do ano, etc.