P.O. BOX 116 / CP 2874 - 908
MONTIJO - PORTUGAL

Entrada
Origem - História
Percurso da CB
Certificado de Registo
Rádios homologados
Material Disponivel

Dicas sobre :

Rádios
Serviço Rádio CB
Antenas
Fontes de alimentação
Cabo coaxial
Considerações finais

Abreviaturas Cebeístas
Códigos "Q" "RST" e "N.º"
Códigos "10"

Guia Prático :

Características Emissores-Receptores CB
Potência de emissão
Tipos de modulação
Instrumentos de regulação
Os acessórios
Como instalar um rádio CB em móvel

Canais e Frequências
Canais gerais
Biografia do Operador
Linguagem da CB - Termos

Esquemas :

Acoplador de antena
Micro com ganho
Roger beep
Antena > Quadra cúbica
Antena > Passo em frente

Canais Específicos
Legislação DL 47/2000
Legislação GERAL

Normas sobre DX :

Nota breve
Cartilha DX´ista
Software para saber propagação
Alfabeto fonético
Código Morse
Cuidados indispensáveis
QSL´s

Avarias mais comuns
O Tráfego CB - Cartilha
A História de uma QSL
Oração do Cebeísta
Publicações úteis - I
Publicações úteis - II

Contacto

Click for Montijo, Portugal Forecast
CIDADE - MONTIJO
 
DICAS SOBRE

Cabo coaxial :

  • Quem pensa que para instalar o cabo coaxial, e só colocar uma medida qualquer e pronto, está redondamente enganado. Para você comprar um cabo coaxial, antes deve saber se ele é de boa qualidade, e se a impedância é compatível com o rádio.
    A medida correcta do cabo coaxial para a Banda do Cidadão vou descrever abaixo, pois a instalação de uma estação deficiente é um problema. As perdas reduzem, e muito, a potência efectivamente irradiada, diminuindo o alcance e recepção de sua estação. A instalação tecnicamente correcta é um elemento chave, desempenha bem sua função, trabalha com um rendimento de 100% nas frequências que interessam, além do mais suprime as que podem atrapalhar os receptores de televisão, você pode evitar aborrecimentos instalando de forma adequada seu sistema de rádio.
    Vamos entender a importância do cabo coaxial, que é o elemento que liga o rádio transmissor à antena, entendendo primeiramente o factor de velocidade.
    A rádio frequência (RF), viaja no espaço à velocidade da luz (300.000 Km/s), em outros meios, como por exemplo o cabo coaxial, a velocidade de transmissão muda, viajando em velocidades diferentes.
    Nos cabos coaxiais esta velocidade muda de acordo com o fabricante, material utilizado e tempo de uso. Quando novo, a velocidade de propagação é determinada pelo fabricante, que serve de parâmetro para diversos cálculos.



Exemplo de propagação em cabos coaxiais mais usados na Banda do Cidadão.

  • Coaxial RGC-213 e RGC-58 = 82% = factor de velocidade do cabo.

  • Coaxial RG-58 e RG-213 = 66% = factor de velocidade do cabo.

    Vamos ver um exemplo :

    MEIA ONDA ELÉTRICA, é um tamanho obtido basicamente a partir de meio comprimento de onda no espaço, multiplicado pelo factor de velocidade do cabo. Adoptando-se a freqiuência de 27,305 MHz, que é exactamente o centro da banda do cidadão, meia onda "NO AR" seria 150 (meia velocidade da luz) dividindo a frequência (27,305) ficaria assim, 150/27,305 = 5,493 metros.

    Agora como ficaria meia onda eléctrica no cabo coaxial.

  • Coaxial (celular) RGC - 213 = 5,493 X 0,82 = 4,504 metros.

  • Coaxial (comum) RG – 58 = 5,493 X 0,66 = 3,625 metros.

    - Onde, 0,82 e 0,66 é a velocidade de propagação do cabo.

    Estes comprimentos e seus múltiplos têm a seguinte particularidade, toda a impedância existente em um extremo do cabo, vai aparecer no outro extremo.

    Um cabo cortado nas dimensões acima, não chegam a lugar algum, pois são muito curtos, imagine que você necessita de no mínimo 10 metros de cabo para a sua antena, então use três troços de meia onda eléctrica onde.

    3 X 4,504 (RGC-213) = 13,512 metros.

    3 X 3,625 (RG-58) = 10,875 metros.

    Para facilitar dou abaixo alguns comprimentos de cabos para a instalação de sua estação.

    Para cabo RGC-213.

    4,504 metros, 9,008 metros, 13,512 metros, 18,016 metros, 22,520 metros, 27,024 metros, 31,528 metros.

    Para cabo RG-58.

    3,625 metros, 7,250 metros, 10,875 metros, 14,500 metros, 18,125 metros, 21,750 metros, 25,375 metros, 29,000 metros, 32,625 metros.



    É importante salientar que quanto menor a distância entre o transmissor e a antena, mais potência será transferida e melhor será a recepção.


    Seguindo as medidas do cabo coaxial acima, e ajustando a sua antena conforme determina o fabricante, é quase certo de que você não terá problemas, porém é aconselhável verificar a ROE (Ondas Estacionárias) da sua estação, rádios maiores como por exemplo o Cobra 148 GTL, têm esta função, se o seu rádio não tiver, peça ajuda a um amigo, normalmente os macanudos têm um senso de companheirismo muito grande, e se for necessário, faça pequenos ajustes na sua antena, o ideal é que a ROE esteja o mais baixo possível.