P.O. BOX 116 / CP 2874 - 908
MONTIJO - PORTUGAL

Entrada
Origem - História
Percurso da CB
Certificado de Registo
Rádios homologados
Material Disponivel

Dicas sobre :

Rádios
Serviço Rádio CB
Antenas
Fontes de alimentação
Cabo coaxial
Considerações finais

Abreviaturas Cebeístas
Códigos "Q" "RST" e "N.º"
Códigos "10"

Guia Prático :

Características Emissores-Receptores CB
Potência de emissão
Tipos de modulação
Instrumentos de regulação
Os acessórios
Como instalar um rádio CB em móvel

Canais e Frequências
Canais gerais
Biografia do Operador
Linguagem da CB - Termos

Esquemas :

Acoplador de antena
Micro com ganho
Roger beep
Antena > Quadra cúbica
Antena > Passo em frente

Canais Específicos
Legislação DL 47/2000
Legislação GERAL

Normas sobre DX :

Nota breve
Cartilha DX´ista
Software para saber propagação
Alfabeto fonético
Código Morse
Cuidados indispensáveis
QSL´s

Avarias mais comuns
O Tráfego CB - Cartilha
A História de uma QSL
Oração do Cebeísta
Publicações úteis - I
Publicações úteis - II

Contacto

Click for Montijo, Portugal Forecast
CIDADE - MONTIJO
 
BIOGRAFIA DO OPERADOR

Operador VIRGÍLIO da estação " GAVIÃO "

1966 / Dezembro A oferta de um par de Walkie Talkie´s, pelo Natal, viria a despertar o interesse pelas rádio-comunicações.

1972 / Abril Em Angola, era adquirido um receptor Multi-Bandas da National (a) ( AM / SSB / CW / FSK) o que viria a permitir um melhor entendimento sobre a linguagem utilizada nas rádio-comunicações.

1976 / Fevereiro Foi nesta altura comprado na " Feira da Ladra " ( em Lisboa ), um rádio emissor-receptor " Racal " (b) , utilizado na altura pelas F.A. ( Forças Armadas ). Entre outras coisas viria aqui a nascer o interesse pela electrónica , motivado pela necessidade de um melhor entendimento dos equipamentos de comunicações . Nesta altura fiz também a minha inicialização nos 27 MHz, como "pirata" . Situação esta que se manteria até à legalização da Banda do Cidadão em Julho de 1978 .

1980 / Novembro Era comprado o primeiro rádio CB, um GE ( General Electrics ) , modelo 8-A (c) de 40 canais, de Amplitude Modelada ( AM ), que iria dar início a um ciclo de escutas permanentes nos 11 Metros (CB) .

1981 / Fevereiro Fora solicitada a licença de autorização, como era conhecida na altura, para operar em rádio CB.

1981 / Maio Chegava, via CTT, a autorização da utilização de rádio CB, sendo atribuído o Indicativo Oficial " CUT 2877 ". A taxa semestral era de 750$00 e a entidade legisladora, o " Serviço de Telecomunicações Exteriores ", da Direcção das Rádio-Comunicações, cujo Director era o Engº. J.Patrício.
Mais tarde viria a aparecer o ICP ( Instituto das Comunicações de Portugal ) que seria substituído pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações ) .

1981 / Junho Foi estabelecido o primeiro contacto (oficial) via rádio, com a estação " Dó-Ré-Mi ", cujo Operador era o Custódio, por Lisboa. Isto aconteceu no dia 8 de Junho de 1981 ás 20h48, na banda de Amplitude Modelada (AM), no canal 23.

1982 / Janeiro Era feita a assinatura de várias revistas no top da electrónica e emissão-recepção, tais como a Elector Electrónica de Portugal e a Saber Electrónica do Brasil e ainda se dava início a uma leitura intensa sobre as revistas QSP e Selecções de Rádio, ambas portuguesas.

1985 / Setembro Funda o " Clube Electrónica Emissão e Recepção " ( CEER ), de cariz Luso-Brasileiro, exclusivamente dedicado às rádio-comunicações.

1986 / Fevereiro Foi dada baixa do primitivo equipamento de CB com a consequente anulação da autorização para operar em CB, fruto da necessidade de dedicar mais tempo à electrónica.

1986 / Maio Dava-se início a um estudo aprofundado sobre electrónica cebeísta, que viria a culminar com um curso tirado no " Centro de Instrução Técnico " ( CIT ).

1987 / Agosto Consegue conceber um inovador " Match - Box " , que viria a tornar-se excepcionalmente eficaz e ainda hoje utiliza um destes aparelhos (em base).

1988 / Março Faz novo registo de equipamento de CB, sendo-lhe atribuído o Indicativo Oficial " CQE 9151 ", para operar com uma estação em base ( fixa ).

1989 / Julho Funda, em 3/7/89, o Clube CB do Montijo ( CCBM ), que viria rapidamente a atingir enorme projecção no panorama cebeístico nacional. Em Assembleia Geral, a primeira do CCBM, é eleito por unanimidade, para Presidente da Direcção, sendo-lhe atribuída a Unidade 01.

1989 / Setembro Em face da compra de novo equipamento, faz novo registo, e é-lhe atribuído o Indicativo Oficial " CQE 9333 ", para operar com uma estação móvel (variável) .

1989 / Novembro Na sequência do anunciado "silenciamento" da Banda do Cidadão realizou-se a 1ª. Reunião Nacional Cebeísta ( patrocinada pelo CCBB ) em que se debateu, pela primeira vez, em Portugal, profundamente, a Recomendação T/R 20-02 da CEPT (Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações ) . A reunião teve lugar em Vila Chã ( Barreiro ) e realizou-se no dia 19 de Novembro de 1989 , onde , eu próprio estive presente, fazendo parte activa , na mesa de debate .

1989 / Dezembro Cria o CB Rádio Jornal ( notícias via éter ), que tem a sua primeira emissão no dia 1/XII/89, e que viria a tornar-se um caso sério de popularidade.

1990 / Maio No dia 5, eram eleitos os Corpos Sociais da Federação do Sul e Ilhas da Banda do Cidadão ( FSIBC ), em que a estação " GAVIÃO " ( operador VIRGÍLIO ) do Clube CB do Montijo, viria a ser eleito para a Direcção, como Tesoureiro.

1990 / Maio Filia-se no Clube de CB da Costa Verde, agremiação de DX ( contactos a longa distância ), sendo-lhe atribuído o Indicativo DX " 1 CV 270 ".

1990 / Junho Dava-se início a uma série de colaborações, com o envio de artigos sobre a Banda do Cidadão, para o jornal Correio da Manhã, rubrica " SOLIDARIEDADE " e para o jornal A Capital, rubrica " 73/51 - FORÇA NA PTT .

1991 / Outubro Inicia a sua actividade no semanário " A PONTE " , tendo a seu cargo a rubrica " 27 MHz - PONTO DE ENCONTRO ", da sua inteira responsabilidade. Inicia também algumas publicações no jornal Gazeta do Sul.

1991 / Dezembro Filia-se no clube CB do Barreiro ( CCBB ), sendo-lhe atribuído a unidade 258, daquela associação cebeísta.

1992 / Janeiro Faz publicar um Caderno Cebeísta, repleto de esquemas e dicas sobre a CB, que rapidamente viria a esgotar a sua primeira edição (2.500 exemplares) .

1992 / Agosto Publica um " livro ", fruto de uma compilação nacional ( aturada ), em que insere todos os termos ( calão de CB ) utilizados na Banda do Cidadão, ao longo dos anos, o que pelo seu inedetismo, viria a ser imensamente procurado.

1993 / Janeiro Afasta-se " um pouco da frequência, mas sem nunca meter o equipamento na gaveta ( desligar tudo ), motivado pela sua intensa vida profissional.

Em todos estes anos ( aproximadamente + de 40 ) dedicados à Banda do Cidadão, colaborou com diversas associações cebeístas do Continente e Ilhas . Participou em inúmeros Contestes, quer como participante, quer com a atribuição de chaves. Participou, sempre que podia, em todas as jornadas nacionais, em prol e pela dignificação da CB e na sua intranxigente defesa. Possui inúmeros Diplomas, Taças e Medalhas, nacionais e mesmo internacionais, por participações de eventos diversos. Sendo um dexisista exímio, conta no seu palmarés com cerca de 86 países trabalhados ( contactos confirmados ), com todos os continentes feitos, possuindo por isso mais de 300 cartolinas entre nacionais e estrangeiras. Em face da sua maneira de ser e de estar na Banda do Cidadão, ajudando tudo e todos, chegou a ter alguma notabilização no espectro cebeísta nacional.

1998 / Abril Resolve voltar a subir mais à frequência, apesar de ainda manter alguma intensa actividade profissional. Possui neste momento uma estação em base ( fixa ) " CQE 9333 " e outra em móvel ( variável ) " CQE 9151 ". Pois, porque apesar de tudo e todos, sempre lhe corre ainda nas veias e, sempre lhe correrá, o sangue cebeísta de sempre. Fiel à causa a que cedo aderiu e muito defendeu, continua cada vez mais a acreditar que o cebeísmo é contagioso : vale a pena experimentá-lo.

1998 / Julho Após uma aturada compilação informativa, tendo por base a experiência de algumas dezenas de anos na Banda do Cidadão, é colocado Online este site , para partilha de informação e ou formação Cebeísta .

2000 / Setembro Toma a iniciativa de se inscrever como sócio da Liga CB, pela atitude desta excelente associação na defesa intransigente da Banda do Cidadão . Nesta sequência , é-lhe atribuído o numeral 539.

2011 Em actividade .


- Licença Radioeléctrica -

(a)Rádio National HRO-500
0.005 - 30 MHz

AM/SSB/CW/FSK
(b)Rádio Racal PRM 4031
1.6 MHz - 30 MHz
AM/SSB/CW
(c)Rádio GE 3-5808
26.965 MHz - 27.405 MHz
AM


- Certificado de Registo -